Entenda melhor sobre o Glúten

Pra começo de conversa, não estou demonizando o glúten. Apenas é um convite para refletirmos sobre esse elemento que gera tanta polêmica. Por diversas vezes ouvimos que o glúten não faz mal para quem mantém uma dieta equilibrada. Mas como ignorar os sintomas de alguém que não é portador de doença celíaca, que mantém uma alimentação equilibrada, e mesmo assim sente desconfortos quando consome glúten?Existem cada vez mais evidências do potencial inflamatório da proteína do trigo (o glúten), associando-a ao surgimento e/ou agravamento de diversos males de saúde. Muitas vezes podemos ser tomados por aquele preconceito de que comida sem glúten não tem graça, ou por aquela indagação: mas se tirar o glúten, vou comer o quê? Calma! Não é da noite para o dia que você fará isso, estamos falando de um processo.Substituir o pãozinho francês de todo dia, intercalando com outros alimentos (uma tapioca, por exemplo – cuidado com o recheio), diminuindo o consumo de massas, aprendendo receitas novas de bolos com substituições para a farinha de trigo… e assim, de pouco em pouco (e com criatividade), você verá que é possível viver sem glúten. Mas antes converse com um médico ou um nutricionista de confiança, combinado?

Dicas para uma alimentação sem glúten

  1. Troca de cereais: Substitua a aveia por alimentos livres da substância e que também sejam escolhas saudáveis: “Optar pelas farinhas de arroz, amido de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho, araruta, flocos de arroz e milho.
  2. Torne a alimentação mais natural: Aumente a ingestão de verduras, frutas e legumes, crus ou cozidos, garantindo assim a absorção dos nutrientes necessários para o seu bem-estar e tendo melhores opções para substituir o glúten.
  3. Invista nas leguminosas: Os alimentos que possuem glúten também são fonte de substâncias benéficas, por isso substitua-os pelo feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja que são fontes de ferro e proteínas para o organismo.
  4. Os laticínios são boas opções: Se a pessoa não tiver intolerância à lactose, poderá fazer o uso do leite, queijos e iogurte que são alimentos versáteis e se encaixam em diversos momentos da nossa alimentação. Além disso, esses produtos ajudam a facilitar o trânsito intestinal.

 

Interessou-se por este tema, agende uma consulta em nossa clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *